domingo, 1 de março de 2009

" A mocidade propõe, a maturidade dispõe "



Sei que ainda sou um tanto nova pra algumas coisas, mas maturidade nunca vem tarde ou cedo demais. Ela vai de pessoa pra pessoa e ser maduro vai muito mais além do que possuir muita experiência de vida ou idade avançada, justamente por ser uma concepção relativa. Podemos, aos 30 anos de idade, sermos maduros para algumas coisas e outras não. É assim com todo mundo. Estou falando de maturidade porque às vezes precisamos tomar determinadas decisões de grande peso em nossa vida, até quando se tem 19 anos. E mesmo sendo jovem demais para algumas coisas, tomar algumas decisões nessa idade exige muita firmeza, e é praticamente impossível voltar atrás nas próprias escolhas.Estava procurando algo a respeito pela internet, com o objetivo de enriquecer minhas palavras e minhas idéias e vi que o assunto é muito mais complexo do que imaginei, mas consegui achar depois de ter escrito esses parágrafos algo que representa o ponto de partida dessas minhas idéias:


" Maturidade é a habilidade de controlar a ira e resolver as discrepâncias sem violência ou destruição.
Maturidade é paciência; e a vontade de deixar para depois o prazer imediato em favor de um benefício a longo prazo.
Maturidade é perseverança; é a habilidade de levar um projeto ou uma situação adiante, apesar de forte oposição e retrocessos decepcionantes.
Maturidade é a capacidade de encarar desgostos e frustrações e derrotas sem queixa nem abatimento.
Maturidade é humildade; é ser suficientemente grande para dizer me enganei; e, quando está correta, a pessoa madura não necessita experimentar a satisfação de dizer: "te falei".
Maturidade é a capacidade de tomar uma decisão e mantê-la; os imaturos passam suas vidas explorando possibilidades, para, no fim, nada fazerem.
Maturidade significa confiabilidade: manter a própria palavra, superar a crise; os imaturos são os mestres da desculpa, são os confusos e desorganizados; suas vidas são uma mistura de promessas quebradas, amigos perdidos, negócios sem terminar e boas intenções que nunca se convertem em realidade.
Maturidade é a arte de viver em paz com o que é impossível mudar."

Esse texto você pode encontrar neste link:

http://www.geocities.com/Athens/Atlantis/3149/lererefletir/maturidade.htm

Bom retorno de carnaval... bom "começo" de ano.

5 comentários:

Unknown disse...

ta lindo como sempre amiga! Muita sorte pra gnt nesse desafio q ta só começando e q a gnt continue amadurecendo sempre rs
teaaamo benheeee !

Denise Egito disse...

Hannah
Acredito que a maturidade tem sim a ver com a idade, pois às vezes temos de tomar decisões quando jovens e tomamos decisões erradas (eu tomei várias). Já na maturidade, com o crescimento que o passar dos anos nos dá, as decisões são mais sábias e mais acertadas.
Um beijo e uma ótima semana pra você1

Giuline Vitória Bastos D'Amato disse...

AMiga , tem uma brincadeirinha p vc la no blog
beijos

Unknown disse...

mo blog ta muito lindoooo!!! deixo meu comentario a respeito da maturidade!!

Como vc disse a maturidade é relativa, e ela vem em momentos diferentes na vida de diferentes pessoas! Só que as vezes essas maturidade nao é adquirida e sim forçada! as vezes as circunstancias nos forçam a amadurecer de uma forma tao brusca q chega a assustar! Muitos casos podem ser sitados mas os mais impactantes sao os de perda! perda dos pais, perda de dinheiro, perda de um amor, e no meu casoo afastamento da familia!! mooo te amooo estou com muita saudade!! obrigado por me ajudar a amadurecer!!!

Pablo Lima disse...

muito bom, caríssima! não apenas o post mas o blog inteiro! parabéns!

apareça la no meu (:

abraços!