terça-feira, 18 de janeiro de 2011

E você, tem medo de que?


Quando eu era pequena eu tinha medo do escuro. Ai eu ganhei de presente um quartinho só meu no segundo andar da minha casa, passei a dormir sozinha toda noite e o medo foi embora. Hoje em dia, diga-se de passagem, só consigo dormir numa escuridão perfeitamente INTENSA.
Depois de um tempo, o medo era outro. Filha única e exclusiva, sempre sonhava que meus pais me abandonariam e eu ficaria sozinha. Eu cresci, fui ganhando mais independência e acabei tendo necessidade de estar longe deles as vezes e estar perto de mim mesma, só de mim, em determinados momentos. Apesar de todo o amor e toda a preocupação, hoje vejo que é importante conhecer-se a si mesmo e descobrir "as dores e as delícias de ser o que é". Lá pelos meus 17 anos, meu medo era de nunca passar no vestibular. Depois de 2 anos de tentativas e 4 vagas em diferentes universidades o medo se foi e descobri que o "pior" mesmo era sobreviver à rotina de estudos e trabalhos e seminários, abrindo mão de grande parte da minha vida social e de estar com as pessoas que você ama pra dedicar-se a um futuro ainda desconhecido, mas muito planejado e desejado. Esse "medo" ainda não terminou. Ontem mesmo eu estava vasculhando umas coisas antigas e dei de cara com algo escrito mais ou menos assim: "Sonho tanto com o meu apê". Eu devia estar mais ou menos na faixa dos 14 ou quem sabe 15 e não fazia tanta idéia de quanta responsabilidade estava acoplada a essa minha expectativa de "emancipação". Hoje, aos 21, corro atras de um apartamento pra morar mais perto da faculdade e essa "emancipação" não soa mais como uma aventura ou experiencia ultra eletrizante, que sirva pra mostrar como sou uma garota crescida e já posso mandar no meu próprio nariz. É questão de necessidade. Agora preciso cada vez mais encontrar essa pessoa, essa grande garota que eu sei que existe, dentro de mim, e esquecer os medos para poder viver feliz comigo mesma, sem perder as oportunidades que estão por acontecer. Engraçado como a todo momento os papéis se invertem, não?
Medos sempre existirão. Acho que só mudam com a idade e não dependem tanto assim de você, eles aparecem mesmo. Agora, pra que lado do seu medo você prefere olhar? Eu posso afirmar, sem sombra de dúvida, que é para o lado que diz : "Ei, ele termina um dia!", e confesso que é muito mais divertido lutar contra um bicho papão que você sabe que um dia vai embora!

2 comentários:

Ingrid Gava disse...

eu fico boba com vc, como vc se expressa fácil...tão natural! Mas o melhor de toda essa história é q temos pessoas ao nosso lado pra enfrentar tais medos, pelo menos eu tenho vc e vc tem a mim, e vc sabe disso! loveyou

Hannah Ramos disse...

Eu te amo, obrigada por ser sempre a minha Ind