domingo, 18 de abril de 2010

Desabafo!

Gosto demais dessa frase: "Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio". Uma frase linda eu diria... Mas penso até que ponto esse amor-próprio é um sentimento que constrói e até que ponto ele pode ser usado para fins justos.
Sabe quando sentimos que estamos magoando alguém? Sabe quando, tomando ciência disso, ficamos magoados com nós mesmos? E sabe quando encontramos pessoas na nossa vida que magoam os outros e não sentem um pingo de vergonha ou compaixão, ou até algo mais obvio e esperado: humanidade...? E por fim, sabe quando você enxerga tudo isso da primeira fileira na platéia e pouco pode fazer, logo você, que é dotado de... HUMANIDADE?
Sim, porque se somos intitulados seres HUMANOS é de se acreditar que possuimos uma grande carga de humanidade inserida e, se porventura essa humanidade não existisse, nem a palavra muito menos o seu significado seriam compreendidos e reconhecidos por nós. Se o auto-conhecimento é um processo tão complexo e demorado, e diga-se de passagem, inalcançável em algumas vidas, imagine tentar conhecer o outro. Temos muitos "achismos", temos opiniões sobre qualquer coisa, sabemos a verdade absoluta sobre até o que nunca vimos ou ouvimos, ainda mais quando somos iludidos, pobres seres! E nessa nuvem de verdades que construimos dentro de nós nos sentimos no direito de intitular pessoas e amá-las pelo que acreditamos ver, assinar em baixo o fato de termos certeza que as conhecemos DE VERDADE. Pobres HUMANOS. Pobres humanos ILUDIDOS. Ah, mas a vida é uma caixinha de surpresas, vire na proxima esquina e se surpreenderá.
Não crie tantas expectativas sobre as pessoas, elas, assim como você, erram e muito. Crie expectativas em cima de você, que deve se superar a cada dia. Seja seleto, aprenda a se valorizar e as companhias certas aparecerão. Desta forma, sua caixinha de surpresas será compacta e palpável.

4 comentários:

Giuline disse...

Mesmo selecionando muito ainda podemos nos magoar né?
beijos

Unknown disse...

Concordo plenamente com esta frase. Acima de tudo devemos amar a nós mesmos!!! Acredito que o principal motivo de deixarmos uma pessoa magoada seria a divergência de opiniões. Você considera uma pessoa amiga de verdade, sendo que esta pouco liga para você, e em determinado instante nós recebemos algo que esperávamos ser a última coisa a receber. Não sabemos o que se passa no coração de cada um. Muitas vezes nós acabamos sendo o predador e a presa, ao mesmo tempo!
um paradoxo melancólico e muitas vezes inevitável, o qual pertence a relação interpessoal dos seres humanos!!

Unknown disse...

Acho que as vezes as pessoas se tornam tão severas em suas seleções que acabam não perdoando o próximo por mínimos erros cometidos e chamam isso de amor-próprio como se fossem dotados de um sentimento maior do que de todos os outros. Nesse ponto, o amor-próprio superando a tolerância necessária para que todos vivam em harmonia, pode levar um ser humano à solidão...

Larissa Alves disse...

adorei o texto! é engraçado como sabemos de certas verdades e parece tão difícil coloca-las em prática...
parabéns !