segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Reinvente

O ano começa,dia primeiro. Dois dias depois já é carnaval, na semana seguinte é páscoa.. daqui há um mês tem as férias de julho... e na próxima quinzena já é Natal.
Tenho a sensação de que o tempo está passando mais rápido... tenho mais certeza ainda que essa é a tendência natural das coisas... e que eu continuo tendo as mesmas 24h diárias...
Será as preocupações, responsabilidades e dilemas que eu carrego comigo, ou o fato de perder tanto tempo me deslocando da faculdade pra casa diariamente, será pq eu leio mais, estudo mais e convivo com mais pessoas?
Tudo o que já ouvi até hoje a respeito disso me parece um tanto clichê e ao mesmo tempo aceitavel .. Mas entender o psicológico das pessoas nao é necessariamente uma tarefa fácil e competente a mim..nao vai ser num post que vou tentar convencer a mim mesma de que preciso me contentar com a justificativa das "responsabilidades, dilema, correria etc"...
A verdade é que o tempo não passa mais rápido...pra começo de conversa... tempo é tempo, e os segundos e minutos e horas continuam as mesmas...
Será consequencia da percepção e da rotina que vivemos? Porque é fato que quando vivemos novas experiências o tempo realmente parece passar mais lentamente, e em favor da rotina, os movimentos não precisam ser aprendidos pelo cerebro, eles já tiveram seus caminhos traçados e as informações já foram percebidas e são sempre ativadas quando necessário. É como se fosse um atalho... e quando a gente vê.. uma semana se passou... um mês, um ano... só que as vezes ter uma certa rotina é sim um exemplo de organização... deixar que essa rotina seja a única forma de viver é que não fica muito inteligente da nossa parte...
Acho que a melhor alternativa a essa "correria do tempo" seria fazer várias coisas diferentes, ou as mesmas coisas de um jeito diferente...
Melhor ocupar seu tempo sabiamente do que optar por deixar a vida passar de um jeito sem graça.. nem que seja trabalhando muito quando for o momento e descansando muito quando for o momento... sei lá, começar pelo básico...
É preciso expandir a noção de tempo... indo a lugares diferentes, conhecendo pessoas diferentes e lendo livros diferentes... usando roupas diferentes, escutando músicas diferentes, ouvindo pessoas diferentes, buscando experiências diferentes, com qualidade, emoção, sabedoria e vida, muita vida...
Invente. Reinvente -se.

Um comentário:

Rafael Suhett disse...

É pura verdade, nosso longo curto ano está se passando tão depressa.
Mas o tempo é relativo, exatamente pelo que mencionaste no texto: Rotina!
A rotina determina a velocidade do tempo psicológico.
Para nós um ano parece um mês, mas para quem está sofrendo nos hospitais ou não faz o que gosta, por exemplo, este um ano se transforma em dez anos.
O nosso tempo passa rápido porque fazemos o que gostamos e estamos feliz por isso, não acredite que seja o contrário.

"Seja você mesmo, mas nunca seja sempre o mesmo" Gabriel Pensador.

Valeu Hannahhhhh...........

Bjos.

Rafael Suhett